domingo, 15 de maio de 2011

Relatório da aula do dia 28/04/2011

Andreia de S.G. Bezerra.
                          Gilda Aparecida Rodrigues
                           Natalia Antunes


O professor iniciou a aula com a entrega das avaliações e em seguida a revisão da prova, tirando as dúvidas referentes ao conteúdo aplicado na avaliação.
Em continuação à aula, retornou a leitura do texto de Dermeval Saviani, o qual traz como título “As teorias da educação e o problema da Marginalidade”. As teorias da educação são classificadas em dois grupos: Teorias críticas e teorias não-críticas. Neste último grupo, estão a pedagogia tradicional, a pedagogia nova e a pedagogia tecnicista, que foram discutidas em aula.
Saviani afirma que o sistema nacional de ensino surgiu no século passado, para, através da escola, transformar os súditos (indivíduos que obedecem cegamente ao seu governante) em cidadãos (indivíduo livres, com direitos e deveres constituído pela lei).
A escola tradicional surge na tentativa de transformar uma sociedade monárquica em capitalista através do conhecimento. A escola tradicional também tem uma visão simplista sobre sociedade. É uma escola homogênea, que exclui as diferenças. A causa da marginalidade é identificada com a ignorância. Ela queria acabar com marginalidade, mas não teve uma resposta positiva, porque não houve uma equalização social. Para a escola tradicional, com rigor, disciplina e ordem é que se aprende. Portanto, a pedagogia tradicional dá uma resposta pronta ao aluno para desenvolver conhecimento.
A pedagogia nova critica a pedagogia tradicional. A pedagogia nova é importante, porque passa a notar os anormais não como algo negativo e sim como diferença, cada indivíduo é único. As diferenças no domínio cognitivo não devem ser um fator diferencial. Cada um é diferente através da sua vivência. A questão não é ensinar, mas aprender a aprender.
A pedagogia nova procura trazer um pouco de conhecimento social para dentro da escola. O professor orienta e estimula o aluno a buscar mais conhecimento. A pedagogia nova está centrada na espontaneidade, aceitando as sugestões dos alunos, passa a vê-los como um ser sensível e não como um ser oprimido.
Nessas discussões, é importante distinguir o ensino formal e informal. O ensino metódico se dá em um ambiente formal como a escola, onde há um projeto de como vai ser o ensino. Já o ensino informal se dá como conhecimento espontâneo, na rua, em casa, na televisão etc.
Saviani fala ainda sobre a pedagogia tecnicista, que é ensinar o aluno a usar ferramentas tecnológicas de acordo com o planejamento, usando a tecnologia como meio de ensino, como por exemplo, ensinar o aluno através do computador. O texto enfatiza que antes o trabalho se adaptava ao trabalhador, agora com a tecnologia o trabalhador deve se adaptar ao processo de trabalho.
O autor até aqui deixa claro seu olhar sobre essas pedagogias: a tradicional tem o professor como centro, só ele é o sabedor de conhecimento, a  nova via o aluno com o papel principal na educação, e a tecnicista é a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno em posição secundária.
E para finalizar a aula, o professor relembrou sobre:
Engenharia Comportamental: que é a ideia de manipular o comportamento através dos recursos da psicologia como cores, tamanho de sala de aula, etc.
Ergonomia: normas para o trabalho, menos espontânea e mais tecnológica.
Positivismo: é a teoria que não critica, mas simplesmente se não funciona não vale.
Funcionalismo: só tem valor quando funciona, se não funciona não vale nada.
Tecnicismo: a educação é voltada para a profissionalização em lidar com coisas não com a formação humana.

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