sexta-feira, 11 de março de 2011

Relatório da aula do dia 01/03/2011

Pequena introdução à Filosofia da Educação
Escola Progressista ou a Transformação da Escola.

 Érica Pâmela P. de Souza
Elizabeth J. Prieto da Silva 
Dayana Almeida dos Santos

Nessa aula, foi lido o texto de Anísio Teixeira, da página 24 à 30. O tema central foi como a sociedade e o ambiente escolar estavam modificando-se na época em que o texto foi escrito (década de 1930).
Devido ao avanço da ciência, a sociedade estava passando por constantes mudanças, com isso foram estabelecidos novos objetivos a essa humanidade. Assim, a escola deveria acompanhar esse desenvolvimento, dando uma base para que o aluno pudesse ter uma projeção voltada para um futuro incerto.
A Escola Tradicional, por sua vez, era muito mais estável. Ela preparava seus alunos para ser aquilo que seus pais eram. Mas, a escola teve que preparar pessoas com capacidade de raciocinar mais rapidamente, diante das mudanças que vinham ocorrendo na sociedade. Isso nos mostra uma característica da nova sociedade, que, além de possuir mais bens materiais, também trouxe modificações na mentalidade das pessoas, podendo-se assim dizer que tivemos um grande progresso.
Comentou-se que, na época da Escola Tradicional, uma pessoa poderia se formar e passar o resto de sua carreira sem buscar novas informações, pois pouco se modificava. Mas, com o surgimento de uma sociedade mais progressista, as pessoas precisavam se renovar a todo instante, pois elas poderiam ficar fora do mercado de trabalho, o que nos dias de hoje não é diferente.
Foi assim citado um exemplo de um engenheiro, que, se não estudasse por 5 anos, tenderia a ficar desatualizado. Também se falou da evolução da rádio, da televisão, internet, celular entre outras tecnologias.
Sempre houve mudanças. Mas entre os Romanos e Luiz XV a mudança foi pequena em um período muito longo, já entre Luiz XV e Pedro I o tempo foi menor e as mudanças foram bem maiores.
A Escola Tradicional formava seus alunos para ficarem na sua própria cultura. Atualmente isso não ocorre, pois tudo está interligado. Na época da Escola Tradicional, as mulheres eram programadas a obedecer, agora elas estão dominando o mercado de trabalho. A ciência, por sua vez, trouxe consigo as respostas que antes eram dadas por explicações sobrenaturais.
Outra característica marcante da sociedade contemporânea é que o homem passou a ser mais crítico, cheio de porquês e muito mais centrado. A sociedade não preparava as pessoas para pensar, mas somente trabalhar. No entanto, para a Escola Progressiva o homem deveria ser mais questionador e ter mais capacidade de resolver seus problemas diante do desconhecido. As mudanças, portanto, são constantes, mas não deixam de seguir padrões.
Nas entre linhas da visão de Anísio Teixeira estão aspectos do positivismo, que tinha como lema “Ordem e Progresso”. Teixeira dá mais ênfase ao Progresso. Augusto Conte, um dos fundadores do positivismo, dizia que a humanidade passava por uma evolução. Assim, fez um esquema do progresso da humanidade:
1-      Estágio teológico: Corresponde ao pensamento antigo e medieval.
- Feiticismo: algo relacionado ao sobrenatural;
- Politeísmo: há existência de muitos deuses;
- Monoteísmo: um único Deus.
2-      Estágio metafísico (filosófico): Corresponde ao pensamento moderna, principalmente o iluminismo. Caracteriza-se pela existência de ideais abstratos, pouco vinculados ao real.
3-      Estágio científico (baseado no método experimental): Corresponde ao pensamento contemporâneo, baseado na ciência que se desenvolve a partir do século XVII. Caracteriza-se por um pensamento concreto e crítico.
As escolas tradicionais são consideradas positivistas devido à característica de ordem. Teixeira falava sobre a Escola Tradicional nos anos 30.
O Feiticismo surgiu em razão do medo que as pessoas tinham da natureza. Quando a ciência passou a explicar os fenômenos, surgiu um homem otimista. Portanto, a natureza era um desafio ao homem na época da Escola Tradicional, mas a ciência moderna tornou-se a chave para domina-la.

Referência
TEIXEIRA, Anísio. Pequena Introdução à Filosofia da Educação-Escola Progressista ou a Transformação da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 6. ed. Cap.II, p.23 a 54.

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