terça-feira, 15 de março de 2011

Relatório da aula do dia 22/02/2011

Eliana P. Mota
Liliane P. Sousa


Iniciou-se a aula com a reflexão sobre a tese VI do texto, Para que filosofia da educação?
No início da tese, discutimos sobre a postura refletida no agir educacional. Ela não tem o papel de julgar, mas de fazer críticas construtivas e não somente de fazer a crítica pela crítica. A crítica implica na ampliação do conhecimento, fazendo com que o educador reflita, para que possa fortalecer-se mais em sua concepção. Além disso, quem crítica também precisa ser criticado.
A postura refletida da filosofia contribuiu para uma reflexão. Assim é possível estudar cada teoria, a partir do seu interior, desde sua concepção.
Existem conflitos na área educacional, pela falta de concordância de ideias, fazendo com que os profissionais busquem outras ciências para estabelecer superioridade em relação à visão do outro. Esses conflitos fazem com que, para cada paradigma defendido, seja preciso explicar-se, para assim adquirir conhecimento.
Na tese seguinte, estudamos sobre a ideologia, que é a concepção de uma ideia que o indivíduo segue mesmo não pertencendo ao seu padrão de vida. Foi dado o exemplo de um menino pobre da favela: mesmo sobrevivendo com uma renda muito baixa, ele quer ter um tênis de R$ 300,00. Isso não ajudaria a melhorar sua vida, assim não é o melhor para ele, mas em sua concepção é algo importante.
A filosofia nos mostra que temos que ter a capacidade de compreender quando nossa visão é diferente da do outro. Sendo assim, as ideias propostas pelo nosso paradigma muitas vezes não farão sentido em paradigmas diferentes. Por isso, devemos compreender que, entre os paradigmas, deve haver uma compreensão, possibilitando assim alguma forma de cooperação.
Portanto, a desresponsabilização é causada por uma escolha irracional, que não demonstra uma preocupação com as questões inerentes ao ato de educar. Por isso, devemos pensar melhor sobre o nosso agir, fazendo o uso de uma postura refletida em todos os momentos.

Referências

FLICKINGER, H.-G. Para que Filosofia da Educação? - 11 teses. Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n. 29, jan./jul 1998. p.15-22.

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