segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Relatório da aula do dia 16/02/2011

Considerações sobre Filosofia da Educação

Luiz Carlos Gabriel
                     Marta Cabral da Siva 


Na presente aula tratou-se das razões pelas quais se justifica o saber sobre Filosofia da Educação. Vimos o que a Filosofia da Educação traz para o profissional que pretende trabalhar com educação. Como ferramenta de apoio começamos a trabalhar o texto de Hans Georg Flickinger que nos apresenta onze teses para o título: “Para que filosofia da educação?”. No texto o autor sugere que essa disciplina poderia ser dispensada diante de uma postura refletida na ação educativa. Nesse sentido o professor deve dialogar com o aluno; pensar e repensar aquele assunto e como o aluno está reagindo às informações que estão sendo repassadas a ele. Discutiu-se em sala sobre a diferença entre pensar e refletir. Pensar: é o caminho mais curto entre o eu e o objeto em questão. Refletir: trata do aprofundamento acerca do objeto; é pensar e repensar aquilo que já foi pensado. Esse aprofundamento pode melhorar ou alterar o objeto, dando-lhe um novo significado. Exemplo: uma criança que tem seu primeiro contato com uma nota de vinte reais. A princípio ela vai achar interessante sua forma, seus desenhos... Quando ela passar a entender o seu valor de mercado, prá que serve e o que pode ser adquirido no comércio com aquela nota, essa visão será melhorada. E vai melhorar, ou piorar, ainda mais quando ela entender o que é necessário para se ter em mãos uma nota dessas.

O autor do texto acima vai dizer que na educação o professor deve ter uma “postura refletida”. Isso significa que ele, na exposição de um conteúdo, deve se orientar de acordo com a receptividade de seus alunos. Isso fará com que ele esteja sempre repensando e ressignificando o assunto exposto, gerando nos alunos uma receptividade, um interesse e, por conseguinte, uma compreensão maior acerca daquele assunto.
Definimos também algumas palavras e termos, tais como:
- Práxis: em filosofia da educação é a ação mais a reflexão. Significa que ao mesmo tempo em que estou agindo eu estou repensando e reprogramando a ação seguinte. Aqui também se considera os aspectos éticos daquela ação, como ela está sendo recebida e quais tipos de pensamentos e de reações ela pode despertar nos alunos.
- Pressuposto: é uma suposição antecipada; aquilo que está suposto antes. Em filosofia da educação significa o rumo a seguir.
- Teoria da educação: é o filosofar sobre a educação, emitir um parecer, criticar, teorizar a respeito de... Esse processo pede ser realizado em uma sala fechada por pensadores ou teóricos da educação.
- Filosofia da educação: é o filosofar enquanto se educa e acontece em sala de aula, ou seja, em tempo real. É a filosofia que se aplica durante o ato de se educar.
Em síntese podemos afirmar que o ato de aprender é uma ação reflexiva porque pode mudar a minha visão do mundo.


REFERÊNCIAS


FLICKINGER, H.-G. Para que Filosofia da Educação? – 11 tesesPerspectiva, Florianópolis, v. 16, n. 29, jan/jul 1998. p. 15-22

Nenhum comentário:

Postar um comentário