segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Programa da disciplina

Ementa
A Filosofia e sua implicação no processo de formação do homem. Princípios e conceitos políticos e a educação. Relação entre o conceito de homem e sua formação. A filosofia moderna e contemporânea e sua implicação no processo de formação do homem. Tendências pedagógicas.

Objetivos

1 Discutir as grandes questões relacionadas aos fundamentos filosóficos da educação no Brasil;
2 Desenvolver a capacidade de interpretação crítica das principais posições filosóficas sobre a educação;
3 Vincular a atividade filosófica ao cotidiano da prática pedagógica.

Conteúdos

1 Introdução
1.1  Reflexão sobre o conceito de Educação decorrente da experiência pedagógica particular
1.2  Diferenças e proximidades entre Filosofia e Educação
1.3  O lugar da Filosofia da Educação no curso de Pedagogia
2 A Escola nova
2.1  As bases filosóficas da Escola nova (O pragmatismo de Dewey)
2.2  Escola e progresso social em Anísio Teixeira
2.3  Experiência e aprendizado em Anísio Teixeira
3 A Pedagogia Freireana
3.1  As bases filosóficas de Paulo Freire (Marxismo e Existencialismo)
3.2  Os conceitos de ressignificação e autonomia
3.3  Educação e transformação social
3.4  O papel do professor
4 A Pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani
4.1  Teorias não-críticas (Pedagogias tradicional, nova e tecnicista)
4.2  Teorias crítico-reprodutivistas
4.3  Teoria crítica: a visão de homem, de sociedade e de conhecimento
5 Pedagogia e senso comum
5.1  Epistemologia, pedagogia e senso comum
5.2 Formação docente, senso comum e o papel da Filosofia

Metodologia

1 Exposições introdutórias
2 Leitura extraclasse dos textos da bibliografia básica
3 Leitura e discussão dos textos em sala de aula
4 Produção de sínteses e sistematizações

Avaliação

1 Duas provas dissertativas individuais (2,5 pontos cada);
2 Produção de um relatório de aula (2 pontos);
3 Fichamento das obras da bibliografia básica (0,5 pontos cada).

Referências

Bibliografia Básica:


Bibliografia Complementar:
ARENDT, H. A crise na educação. In: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. p. p.221-247.
BRANCO, M. L. O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, maio/ago. 2010. p.599-610.
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à Filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.
FREITAG, B. Filosofia iluminista e pedagogia da qualidade. In: FREITAG, B. O indivíduo em formação. São Paulo: Cortez, 1994.
TEITELBAUM, K.; APPLE, M. John Dewey. Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 2, jul./dez. 2001. p.194-201.

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