Ementa
A Filosofia e sua implicação no processo de formação do homem. Princípios e conceitos políticos e a educação. Relação entre o conceito de homem e sua formação. A filosofia moderna e contemporânea e sua implicação no processo de formação do homem. Tendências pedagógicas.
Objetivos
1 Discutir as grandes questões relacionadas aos fundamentos filosóficos da educação no Brasil;
2 Desenvolver a capacidade de interpretação crítica das principais posições filosóficas sobre a educação;
3 Vincular a atividade filosófica ao cotidiano da prática pedagógica.
Conteúdos
1 Introdução
1.1 Reflexão sobre o conceito de Educação decorrente da experiência pedagógica particular
1.2 Diferenças e proximidades entre Filosofia e Educação
1.3 O lugar da Filosofia da Educação no curso de Pedagogia
2 A Escola nova
2.1 As bases filosóficas da Escola nova (O pragmatismo de Dewey)
2.2 Escola e progresso social em Anísio Teixeira
2.3 Experiência e aprendizado em Anísio Teixeira
3 A Pedagogia Freireana
3.1 As bases filosóficas de Paulo Freire (Marxismo e Existencialismo)
3.2 Os conceitos de ressignificação e autonomia
3.3 Educação e transformação social
3.4 O papel do professor
4 A Pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani
4.1 Teorias não-críticas (Pedagogias tradicional, nova e tecnicista)
4.2 Teorias crítico-reprodutivistas
4.3 Teoria crítica: a visão de homem, de sociedade e de conhecimento
5 Pedagogia e senso comum
5.1 Epistemologia, pedagogia e senso comum
5.2 Formação docente, senso comum e o papel da Filosofia
Metodologia
1 Exposições introdutórias
2 Leitura extraclasse dos textos da bibliografia básica
3 Leitura e discussão dos textos em sala de aula
4 Produção de sínteses e sistematizações
Avaliação
1 Duas provas dissertativas individuais (2,5 pontos cada);
2 Produção de um relatório de aula (2 pontos);
3 Fichamento das obras da bibliografia básica (0,5 pontos cada).
Referências
Bibliografia Básica:
Bibliografia Complementar:
ARENDT, H. A crise na educação. In: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. p. p.221-247.
BRANCO, M. L. O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, maio/ago. 2010. p.599-610.
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à Filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.
FREITAG, B. Filosofia iluminista e pedagogia da qualidade. In: FREITAG, B. O indivíduo em formação. São Paulo: Cortez, 1994.
TEITELBAUM, K.; APPLE, M. John Dewey. Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 2, jul./dez. 2001. p.194-201.
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